Durante um discurso em Las Vegas neste domingo, 4, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, surpreendeu a audiência ao mencionar um encontro recente com François Mitterrand, ex-presidente da França que faleceu em 1996.
O comentário ocorreu em meio a advertências sobre os perigos de um eventual segundo mandato de Donald Trump. Biden relembrou um encontro que teria tido com o presidente francês Emmanuel Macron durante uma reunião do G7 na Inglaterra, alguns meses após assumir a Casa Branca. “Eu disse, ‘A América está de volta’“, recordou Biden. “E Mitterrand da Alemanha – digo, da França – olhou para mim e disse…”. Biden pareceu se perder em seus pensamentos antes de concluir: “Bem, por quanto tempo vocês estão de volta?”.
O presidente americano prosseguiu, relatando que o “Chanceler da Alemanha” questionou sobre como ele – e, por extensão, os EUA – responderiam se, hipoteticamente, milhares de pessoas invadissem a Câmara dos Comuns britânica e matassem dois policiais para impedir a eleição de um Primeiro Ministro. François Mitterrand foi presidente da França entre 1981 e 1995, vindo a falecer no ano seguinte. Na primária presidencial democrata de Nevada desta terça-feira, 6, Biden enfrenta apenas oposição simbólica da autora Marianne Williamson e de alguns desafiantes relativamente desconhecidos.
Nesta segunda, 5, o ministro da segurança nacional de Israel, Itamar Ben-Gvir, se desculpou por uma postagem de seu filho de 18 anos no X sugerindo que Biden teria o Mal de Alzheimer. Ben-Gvir disse que o filho cometeu um erro, que Biden é um “amigo de Israel” e que a postagem foi deletada.
Com informações de O Antagonista
Com informações de O Antagonista