Moraes vota para condenar mais seis réus a penas absurdas Moraes vota para condenar mais seis réus a penas absurdas Moraes vota para condenar mais seis réus a penas absurdas Pular para o conteúdo principal

Moraes vota para condenar mais seis réus a penas absurdas

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), votou nesta sexta-feira (6) para condenar mais seis réus envolvidos nos atos de vandalismo de 8 de janeiro 8 de janeiro.
Os réus, quatro homens e duas mulheres, são originários de São Paulo, Minas Gerais e Goiás. Foram sentenciados a penas variando entre 14 e 17 anos de prisão, e receberam uma multa total de R$ 30 milhões.

Este representa o terceiro conjunto de julgamentos, que teve início em setembro, e resultou em nove condenações até o momento, todas envolvendo réus do sexo masculino, com penas de 12, 14 e 17 anos.

Os réus foram acusados pela Procuradoria-Geral da República (PGR) pelos seguintes crimes: Abolição violenta do Estado democrático de Direito;

Golpe de Estado;
Associação criminosa armada;
Dano qualificado; e
Deterioração do patrimônio tombado.

As penas foram as seguintes:Cláudio Augusto Felippe, Jardim Jaraguá/SP: 17 anos de prisão
Edineia Paes da Silva dos Santos, Americana/SP: 17 anos de prisão
Jaqueline Freitas Gimenez, Juiz de Fora/MG: 17 anos de prisão
Jorge Ferreira, Vale do Ribeira/SP: 14 anos de prisão
Marcelo Lopes do Carmo, Aparecida de Goiânia/GO: 17 anos de prisão
Reginaldo Carlos Begiato Garcia, Jaguariúna/SP: 14 anos de prisão

Na decisão, Moraes afirmou que os atos criminosos foram de repercussão internacional e causaram prejuízos de ordem financeira e social.

“Os atos criminosos, golpistas e atentatórios das instituições republicanas em 08/01/2023 desbordaram para depredação e vandalismo que ocasionaram prejuízos de ordem financeira que alcança cifras nas dezenas de milhões, para além das perdas de viés social, político, histórico — alguns inclusive irreparáveis —, a serem suportados por toda a sociedade brasileira”, disse Moraes.

Até o momento, o STF condenou nove réus pelos atos de vandalismo do 8 de janeiro.

Três réus foram condenados em setembro: Matheus Lima de Carvalho Lázaro e Aécio Lucio Costa Pereira receberam penas de 17 anos de prisão em regime inicial fechado. Thiago de Assis Mathar foi condenado a 14 anos de prisão, também em regime inicial fechado.

Outros três réus foram condenados nesta semana: Davis Baek (pena de 12 anos), João Lucas Giffoni (pena de 14 anos) e Moacir Santos (pena de 17 anos).

O ministro André Mendonça pediu destaque nos julgamentos de outras duas acusadas (Nilma Alves e Jupira Rodrigues), o que significa que a discussão será transferida para o plenário físico da Corte. Não há data para retomá-los.

Gazeta Brasil

Postagens mais visitadas deste blog

Herói sem capa: Policial enfrenta sozinho trio de criminosos que mantinham família refém e salva todos, (Veja o Vídeo)

Imagens de câmera de monitoramento mostram o momento em que um brigadiano sozinho salva um casal e uma criança feitos reféns durante assalto na noite de terça-feira (1º) em Estância Velha.  O confronto aconteceu uma agropecuária na Rua Walter Klein, no bairro Bela Vista. Nas cenas, o policial militar aparece armado em uma área externa da agropecuária. Em seguida, dois criminosos saem segurando as vítimas, que são seguidas por um cordeiro. "Foi uma situação inédita para mim", diz policial que salvou família refém de assalto em agropecuária de Estância Velha Criminoso que morreu após ser baleado durante assalto com reféns em Estância Velha usava tornozeleira eletrônica No momento em que os criminosos se aproximam de um carro estacionado em frente ao local, o policial se distancia em meio à rua. Os criminosos tentam embarcar com os reféns, mas o agente dispara um tiro em direção ao carro. O delegado de Estância Velha, Rafael Sauthier, explica que uma policial teria chegado

Simone Biles se nega a dar entrevista para a Globo e motivo vem à tona

Simone Biles, um ícone da ginástica mundial, demonstrou mais uma vez sua capacidade de enfrentar e superar desafios nas Olimpíadas de Paris. Após conquistar uma medalha de ouro no geral individual, a ginasta evitou a imprensa brasileira, conversando apenas com os meios de comunicação norte-americanos. Em um tom descontraído, Simone brincou ao afirmar que “não queria mais” competir com Rebeca Andrade, destacando a pressão que sentiu ao enfrentar uma adversária tão forte. Rebeca ficou com a medalha de prata, evidenciando o alto nível de competição entre as duas. Durante uma entrevista à NBC, Simone revelou que estava nervosa com a proximidade de Rebeca na pontuação, sentindo a necessidade de ajustar sua estratégia para garantir o ouro. Sua técnica no salto sobre a mesa foi cuidadosamente planejada para superar a brasileira, mostrando a intensidade da competição e o alto nível de habilidade envolvido. A medalhista de bronze, Sunisa Lee, comentou sobre o estado emocional de Sim

Patrícia Abravanel revelou Silvio com neto dias antes de partir

A apresentadora Patrícia Abravanel fez uma emocionante homenagem ao seu pai, o apresentador Silvio Santos, apenas seis dias antes dele partir. O apresentador partiu na madrugada deste sábado (17). Silvio Santos estava internado desde o dia 1º de agosto no Hospital Albert Einstein em São Paulo. Ele havia sido internado antes, no dia 18 de julho, porque estava com H1N1. Na ocasião ele teve alta dois dias depois. Inicialmente, a assessoria de Silvio havia dito apenas que a volta do apresentador para o hospital em agosto foi para realizar exames de imagem. Maiores informações sobre a partida do empresário e apresentador ainda não foram revelados. Apenas seis dias antes da partida de seu pai, Patrícia Abravanel emocionou com uma homenagem que fez para ele. Patrícia é mãe de Pedro, nove anos, Jane, seis anos e Senor, cinco anos. E ela mostrou uma linda foto de Silvio junto com um de seus filhos quando ainda era bebê. Ela também exibiu algumas fotos do seu marido, Fábio Faria, com o