Ministro dos Direitos Humanos silencia frente à recepção amigável de Lula a um ditador assassino Ministro dos Direitos Humanos silencia frente à recepção amigável de Lula a um ditador assassino Ministro dos Direitos Humanos silencia frente à recepção amigável de Lula a um ditador assassino Pular para o conteúdo principal

Ministro dos Direitos Humanos silencia frente à recepção amigável de Lula a um ditador assassino


O ministro Silvio Almeida, titular da pasta de Direitos Humanos do governo federal, optou por não se manifestar após a calorosa recepção do presidente Lula (PT) ao ditador venezuelano Nicolás Maduro, cujo governo é marcado por violações diversas à democracia, aos direitos humanos e às liberdades individuais.

Em clima amigável e com ironias às acusações de violações cometidas pelo ditador, que chegou ao Brasil nesta segunda-feira (29) para participar da cúpula de líderes da América do Sul, Lula chegou a dizer que tais denúncias seriam uma “narrativa no mundo de que na Venezuela não tem democracia e que ele [Maduro] cometeu erros”. 

Lula chegou a dizer que caberia ao venezuelano “construir a narrativa dele”. O presidente brasileiro é aliado de longa data de Maduro, que em 2013 sucedeu o também ditador Hugo Chávez e desde então tem perpetuado a ditadura chavista no país.

Silvio Almeida, que tem participado de eventos em diferentes países sobre temas que incluem a violência originada por questões políticas, evitou tratar do assunto. 

O ministro dos Direitos Humanos também optou pelo silêncio em relação à agressão que uma repórter da Globo sofreu, na noite desta terça-feira (30), por um dos seguranças de Maduro e por membros do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) do governo federal. A comunicação oficial do ministério igualmente ignorou completamente o assunto.
A Gazeta do Povo entrou em contato com a pasta nesta quarta-feira (31) solicitando um posicionamento, que não havia sido enviado até o fechamento da matéria. A reportagem será atualizada caso a manifestação seja encaminhada.
“Graves violações dos direitos humanos na Venezuela”, diz ONU sobre regime de Maduro

Relatórios da Missão de Determinação de Fatos da ONU na Venezuela, que iniciou em 2019, apontam uma série de crimes contra a humanidade em curso pelo governo do país: execuções arbitrárias, uso sistemático de tortura, desaparecimentos forçados, detenções arbitrárias e violência sexual estão entre eles.

“A missão encontrou motivos razoáveis para acreditar que as autoridades e as forças de segurança venezuelanas planejaram e executaram, desde 2014, graves violações dos direitos humanos”, declarou Marta Valiñas, integrante da missão da ONU na Venezuela após divulgação do primeiro relatório, em 2020.

 “Longe de serem atos isolados, estes crimes foram coordenados e cometidos de acordo com as políticas do Estado, com o conhecimento ou o apoio direto dos comandantes e de altos funcionários do governo. As mortes parecem ser parte de uma política para eliminar membros indesejados da sociedade com a desculpa de combater o crime.”

A ditadura de Maduro já sofreu sanções de uma série de países, como Estados Unidos Reino Unido e Canadá. Muitas das sanções são por não colaboração no combate ao tráfico internacional de drogas, eleições ilegítimas, corrupção e violações aos direitos humanos.

Gazeta do Povo

Postagens mais visitadas deste blog

Herói sem capa: Policial enfrenta sozinho trio de criminosos que mantinham família refém e salva todos, (Veja o Vídeo)

Imagens de câmera de monitoramento mostram o momento em que um brigadiano sozinho salva um casal e uma criança feitos reféns durante assalto na noite de terça-feira (1º) em Estância Velha.  O confronto aconteceu uma agropecuária na Rua Walter Klein, no bairro Bela Vista. Nas cenas, o policial militar aparece armado em uma área externa da agropecuária. Em seguida, dois criminosos saem segurando as vítimas, que são seguidas por um cordeiro. "Foi uma situação inédita para mim", diz policial que salvou família refém de assalto em agropecuária de Estância Velha Criminoso que morreu após ser baleado durante assalto com reféns em Estância Velha usava tornozeleira eletrônica No momento em que os criminosos se aproximam de um carro estacionado em frente ao local, o policial se distancia em meio à rua. Os criminosos tentam embarcar com os reféns, mas o agente dispara um tiro em direção ao carro. O delegado de Estância Velha, Rafael Sauthier, explica que uma policial teria chegado

Simone Biles se nega a dar entrevista para a Globo e motivo vem à tona

Simone Biles, um ícone da ginástica mundial, demonstrou mais uma vez sua capacidade de enfrentar e superar desafios nas Olimpíadas de Paris. Após conquistar uma medalha de ouro no geral individual, a ginasta evitou a imprensa brasileira, conversando apenas com os meios de comunicação norte-americanos. Em um tom descontraído, Simone brincou ao afirmar que “não queria mais” competir com Rebeca Andrade, destacando a pressão que sentiu ao enfrentar uma adversária tão forte. Rebeca ficou com a medalha de prata, evidenciando o alto nível de competição entre as duas. Durante uma entrevista à NBC, Simone revelou que estava nervosa com a proximidade de Rebeca na pontuação, sentindo a necessidade de ajustar sua estratégia para garantir o ouro. Sua técnica no salto sobre a mesa foi cuidadosamente planejada para superar a brasileira, mostrando a intensidade da competição e o alto nível de habilidade envolvido. A medalhista de bronze, Sunisa Lee, comentou sobre o estado emocional de Sim

Patrícia Abravanel revelou Silvio com neto dias antes de partir

A apresentadora Patrícia Abravanel fez uma emocionante homenagem ao seu pai, o apresentador Silvio Santos, apenas seis dias antes dele partir. O apresentador partiu na madrugada deste sábado (17). Silvio Santos estava internado desde o dia 1º de agosto no Hospital Albert Einstein em São Paulo. Ele havia sido internado antes, no dia 18 de julho, porque estava com H1N1. Na ocasião ele teve alta dois dias depois. Inicialmente, a assessoria de Silvio havia dito apenas que a volta do apresentador para o hospital em agosto foi para realizar exames de imagem. Maiores informações sobre a partida do empresário e apresentador ainda não foram revelados. Apenas seis dias antes da partida de seu pai, Patrícia Abravanel emocionou com uma homenagem que fez para ele. Patrícia é mãe de Pedro, nove anos, Jane, seis anos e Senor, cinco anos. E ela mostrou uma linda foto de Silvio junto com um de seus filhos quando ainda era bebê. Ela também exibiu algumas fotos do seu marido, Fábio Faria, com o