Neste domingo (30), o Ibama devolveu a capivara Filó ao influenciador Agenor Tupinambá. O animal estava no Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), do Ibama, em Manaus. Porém, a Justiça determinou que bicho voltasse a viver com o jovem.
Na madrugada deste domingo (30), a A Justiça do Amazonas determinou, que o órgão federal devolvesse o animal ao estudante de agronomia.
A decisão é válida até que seja encerrado o processo judicial. No despacho, o juiz Márcio André Lopes Cavalcante ressalta que “não é Filó que mora na casa de Agenor”, mas “o autor que vive na floresta”.
Segundo a decisão, Agenor deve informar à Justiça periodicamente as condições de saúde da capivara e dar livre acesso aos órgãos ambientais para fiscalização da capivara. A deputada estadual Joana Darc (União Brasil) publicou nas redes sociais que o animal “está a caminho de casa”. A parlamentar do Amazonas ajudou Agenor a recuperar a tutela da capivara.
Agenor é um ribeirinho da cidade de Autazes, a 111 km de distância de Manaus, no Amazonas. O jovem cuidava do animal desde que a capivara era filhote, alegando que a mãe dela teria sido morta por caçadores.
O influenciador compartilhava o dia a dia com os animais silvestres que vivem com ele, o que foi considerado exploração pelo Ibama.
Veja o encontro:
Gazeta Brasil