Em julgamento no plenário virtual da Corte, o Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria para autorizar a realização da Copa América no Brasil. Até o momento, os seis ministros que votaram entenderam que os jogos da competição podem ser disputados no país.
Votaram para que o campeonato fosse liberado a relatora, Cármen Lúcia, e ainda Marco Aurélio Mello, Ricardo Lewandowksi, Edson Fachin, Gilmar Mendes e Dias Toffoli. Com o placar de 6 a 0, o resultado não será mais revertido. Faltam os votos de mais cinco magistrados, que têm até as 23h59 de hoje para se manifestar.
O principal campeonato de futebol entre seleções do continente, que inicialmente seria disputado na Argentina e na Colômbia, foi transferido para o Brasil. O jogo de abertura está marcado para domingo 13, no estádio Mané Garrincha, em Brasília, entre a seleção brasileira e a Venezuela.
Como noticiamos mais cedo, estão em julgamento duas ações: uma foi apresentada pelo PSB e outra é da Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos (CNTM) — as entidades questionam o torneio no país, alegando risco sanitário em função da epidemia de covid-19. Ambas estão sob relatoria de Cármen Lúcia.
Uma terceira ação, do PT, que também questiona a Copa América, está sob relatoria do ministro Ricardo Lewandowski. Em sessão virtual, ele votou pela realização do torneio no país, mas exigiu que o governo federal apresente um plano de segurança sanitária em 24 horas.
Fonte: Revista Oeste